Amanda Peet é um furacão.
Levou Jack Nicholson ao infarto em “Alguém Tem Que Ceder”, comédia deliciosa de Nancy Meyers. Quase enlouqueceu o pacato Matthew Perry em “Meu Vizinho Mafioso 1” e “Meu Vizinho Mafioso 2”. E brilhou intensamente nas ótimas séries de TV aberta “Jack & Jill” e “Studio 60 On The Sunset Strip”, e mais recentemente na produção HBO “Togetherness”.
Apesar de extremamente talentosa, alguma coisa saiu errado em sua carreira no cinema. Talvez tenha apostado demais em comédias românticas e feito filmes independentes de menos. Ou talvez tenha se dividido demais entre o cinema e a TV, e terminado nem exatamente lá e nem cá...
Amanda Louise Peet nasceu em Nova York em 1972, filha de um conhecido advogado nova-iorquino. Sempre teve um bom padrão de vida, estudou nas melhores escolas da cidade, e seguiu para Londres, onde fez o Ensino Médio. Quando voltou de lá, foi estudar História na Columbia, mas nunca se apaixonou pelo curso, até que um belo dia um professor a convenceu a fazer um teste para uma aula de artes dramáticas.
Estreou nos cinemas com o filme "Animal Room", de 1995, no qual teve uma pequena participação. Sua primeira aparição na TV foi na série clássica "Law & Order", em 1990. Mas foi na série "Jack & Jill", onde ficou por dois anos, que Amanda teve sua primeira grande oportunidade.
Nos últimos anos, Amanda Peet tem deixado o cinema e a TV meio de lado, dedicando-se cada vez mais ao teatro, onde tem participado tanto de espetáculos na Broadway – como o remake de “Barefoot In The Park”, de Neil Simon – quanto de espetáculos off-Broadbem ousados, quase sempre assinados pelo amigo Neil Labute.
Recentemente, estreou como dramaturga, com a peça “Commons Of Pensacola”, produzida pelo Manhattan Theater Club com Sarah Jessica Parker e Blythe Danner nos papeis principais. Teve críticas extremamente positivas, e parece ter pego gosto pela coisa, pois já tem outros projetos no teatro para os próximos anos.
Amanda Peet é casada com o roteirista e diretor David Benioff, da série “Game Of Thrones”, com quem tem duas filhas. Lindas como ela.
(por Chico Marques)
Comments
Post a Comment